No post de hoje, a Spa Eclipse vai desmistificar e tentar esclarecer algumas das dúvidas sobre esse tratamento. Ligue e agende sua avaliação agora: (11) 4962-4613 / 94367-1762
1. O que é a Toxina Botulínica?
É um produto injetável de origem biológica. É produzida por uma bactéria chamadaClostridium Botulinum (que tem a capacidade de paralisar e relaxar a musculatura), essas bactéria passam por fases de purificação, liofilização até que são transformadas em uma proteína complexa, estabilizada com cloreto de sódio, albumina sérica e esterilizada.
2. Como ela funciona?
A toxina botulínica tipo A quando injetada em doses terapêuticas diretamente no músculo, causa um bloqueio neuropático, isto é, bloqueia a liberação de acetilcolina (substância que conduz o estímulo de um nervo para um músculo). Assim, NÃO ocorre a contração muscular que formam as rugas.
- A toxina botulínica só é utilizada para o tratamento de rugas.
MITO! A toxina botulínica A começou a ser utilizada pela neurologia, ortopedia e oftalmologia desde 1979 para o tratamento de distonias musculares, como no bleferoespasmo, Síndrome de Meige, mal de Parkinson e torcicolos, na odontologia é muito utilizado para tratamento de bruxismo e sorriso gengival. No Brasil, a toxina botulínica tem sido usada desde 1992 no tratamento de rugas e controle da hiperidrose (suor excessivo) com excelentes resultados.
- Qualquer tipo de ruga pode ser tratada com a toxina botulínica.
MITO! A toxina é utilizada para o tratamento de rugas dinâmicas (aquelas que aparecem quando fazemos expressões faciais), as regiões de aplicação são rugas frontais (testa), orbicular dos olhos (pés de galinha), prócero (rugas entre as sobrancelhas), músculo nasal (elevação da ponta do nariz) e rugas periorais (lábios) e do pescoço. No caso de rugas estáticas (que aparecem mesmo com a face em repouso) são necessários outros procedimentos como preenchimentos faciais e peelings químicos.
- A toxina botulínica tipo A pode ser utilizada para aumentar o volume dos lábios.MITO! A toxina botulínica é indicada para tratar rugas de expressão, o procedimento indicado para dar volume aos lábios é o preenchimento labial com Ácido Hialurônico.
- O procedimento é dolorido.
MITO! A aplicação é praticamente indolor e normalmente feita com agulhas muito finas. Geralmente são utilizadas pomadas anestésicas e bolsas de gelo como forma de amenizar a dor. Alguns pacientes relatam um pequeno desconforto após a aplicação.
- O efeito é imediato.
MITO! Após a aplicação, leva em torno de 72h para o bloqueio dos receptores, seu resultado final ocorre em torno de uma ou duas semanas. O efeito (dependendo da dosagem utilizada) pode durar 6 meses. Portanto devem ser feitas no máximo de 2 a 3 aplicações por ano para NÃO haver a imunização da toxina botulíca.
- A toxina botulínica possui efeitos colaterais.
VERDADE! Todos os medicamentos possuem efeitos colaterais. No caso da toxina botulínica os efeitos são passageiros. Pode ocorrer desconforto temporário no local da injeção, cefaleia, ptose palpebral, irritação ocular, secura nos olhos, olhos lacrimejantes, sensibilidade a luz, queratite pontilhada superficial e aparecimento de hematomas. Geralmente essas complicações desaparecem em duas semanas.
- A toxina botulínica tira a expressão do rosto.
MITO! Tudo dependerá da avaliação e da dose utilizada pelo profissional responsável pelo procedimento. O tratamento é individualizado e devem ser consideradas as características e as expectativas de cada caso. Porém, pode deixar sim a pessoa com menos expressão, o que não é um efeito desejável, o ideal é que deixe o rosto do paciente com aspecto natural. Procure um profissional confiável!
- Só médicos podem fazer a aplicação de toxina botulínica.
MITO! Quem pode fazer a aplicação de toxina botulínica são os profissionais MÉDICOS, BIOMÉDICOS ESTETAS E DENTISTAS.
Fonte-base: (ajustado) http://www.bioestetas4ever.com/