É o estímulo mecânico à produção de colágeno realizado por meio do rolamento de um cilindro com pequenas agulhas, que provocam micro lesões da pele.
Após este procedimento, a pele passa por três processos:
- Inflamação: após o estímulo mecânico há a reprodução das células da pele;
- Proliferação: as células da pele se multiplicam;
- Remodelação: o tecido é reestruturado e a as células mortas eliminadas, deixando a pele mais resistente e com uma aparência mais uniforme.
Por meio deste procedimento, a quantidade de colágeno pode dobrar e o efeito pode, ainda, ser otimizado com a aplicação da vitamina C. O aparelho utilizado chama-se Dermaroller® (dermaroler é incorreto) e as suas micro-agulhas possuem 1,5 mm de comprimento.
Para quem é recomendado?
O tratamento pode ser feito em mulheres e homens, que queiram suavizar as linhas e as rugas de expressão, clarear manchas, amenizar cicatrizes provocadas pela acne, rejuvenescer a pele ou atenuar estrias.
É dolorido?
Não, pois antes de iniciar o procedimento, um creme anestésico é aplicado na pele. O paciente poderá sentir apenas suaves picadas no local e ter micro-sangramentos, não havendo perda de sangue.
Quantas sessões são necessárias?
Depende do objetivo do paciente, que deverá esclarecer todas as suas dúvidas com o seu médico. Porém, em 3 sessões, com intervalo de 2 meses entre cada uma, já é possível obter excelentes resultados.
Quanto tempo dura cada sessão?
Pode levar, em média, uma hora e meia.
Após a aplicação do anestésico na região é preciso aguardar 60 minutos e, para o rolamento é necessário de 15 a 20 minutos.
Ao final do procedimento, caso haja a aplicação da máscara de vitamina C, 15 minutos são suficientes.
Quais são os cuidados pós-tratamento?
Cada médico tem a sua recomendação. No caso da Dra. Suzana, os cuidados após o tratamento consistem na aplicação: Uso imediato de filtro solar com fator de proteção solar 30 (no mínimo), a cada 3 horas.
Após o 3º dia: Ácido Glicólico à noite e Vitamina C pela manhã.
Vale ressaltar ainda que durante, mais ou menos, dois dias a pele pode apresentar vermelhidão (hiperemia), mas que pode ser disfarçada com maquiagem, sem a necessidade de permanecer em casa. Ainda assim, a Dra. Suzana recomenda utilizar maquiagem somente após 24 horas depois do tratamento.Há alguma contra indicação?
Todo o procedimento possui riscos. Neste caso, a pele sofre micro lesões e pode ocorrer infecção, herpes, cicatriz ou, em pacientes com propensão, formação de quelóide (cicatriz endurecida e saliente).
O procedimento é realizado em ambiente ambulatorial (sem a necessidade de internação) e até o momento, nenhum caso foi relatado.
Depois de quanto tempo é permitido repetir o procedimento?
A formação do tecido novo leva de 6 a 8 semanas, portanto, não há necessidade de repetir o procedimento antes deste período.
O Dermaroller® é indicado para:
- Rejuvenescimento
- Rugas e linhas de expressão
- Acne
- Cicatrizes de acne
- Cicatrizes
- Estrias
Período do procedimento: 15 em 15 dias