O que é a Secagem de Vasos?
É uma forma de tratamento conhecida por muitas pessoas como “aplicação”. A técnica é destinada à eliminação de pequenos vasinhos inestéticos. Durante o procedimento um líquido hiper concentrado e esclerosante é aplicado através de mini agulhas dentro dos vasos. Este líquido possui a capacidade de modificar as células locais e de promover o desaparecimento das telangiectasias.
Quando o fluído entra na circulação sanguínea sofre uma diluição. Com isto, grande parte do seu efeito é perdida. É um método eficaz desde que os vasos acometidos não estejam ligados às veias varicosas. Havendo varizes na região, estas devem ser tratadas com intervenções cirúrgicas, devendo consultar um médico vascular.
Para que os resultados sejam positivos é preciso realizar mais de uma sessão de escleroterapia. Após o procedimento, o dia pode seguir como de costume. Entrentanto,é preciso seguir à risca as orientações médicas, de forma a evitar transtornos. Somente o profisisonal pode dizer quando voltar a praticar esportes ou a outros afazeres que exijam esforço.
Quando é indicada?
Esta técnica é indicada sempre que houver a presença de microvarizes ou de telangiectasias na região. A escleroterapia não é considerada um tratamento cirúrgico, portanto, ela é de rápida recuperação e pouco invasiva. Através da injeção do fluído no local vai ocorrendo uma melhora do quadro, devido ao efeito de inflamação e constrição.
As microvarizes surgem por causa de uma série de fatores. Alterações hormonais e até mesmo hábitos de vida podem influir neste sentido. Elas acomentem tanto homens quanto mulheres, sendo mais comum em pessoas com idade avançada.
Como é o procedimento
Este método não é cirúrgico, portanto, é pouco invasivo. A secagem de vasos a pode ser feita em consultórios, através de uma técnica que consiste na injeção de fluídos nas veias. Os vasos que recebem o líquido sofrem da ação esclerosante. Com isto o fluxo sanguíneo fica interrompido.
As veias doentes não precisam existir para que haja circulação, pois o sangue pode escolher um melhor caminho para seguir. O fluído promove uma inflamação no local e então um endurecimento no vaso, levando à obstrução da passagem. A escleroterapia somente será eficaz caso os vasos envolvidos não estejam ligados a veias varicosas. Nestas situações outras medidas devem ser tomadas.
A dor sentida durante a aplicação é pequena. Muitas pessoas nem mesmo sentem algo. A grande maioria dos indivíduos suporta bem o tratamento, além disto, uma técnica de diminuição da temperatura é usada de forma a
Como é o pré-procedimento?
Não são necessários muitos preparativos antes do início de cada sessão. É preciso estabelecer devidamente as datas das sessões para que uma rotina seja mantida. O número destas variam de acordo com a quantidade de veias e com o estado da pessoa. É, portanto, impossível de se precisar.
Quem conduz a intensidade do tratamento é a expectativa da melhora. Alguns vasos tendem a desaparecer facilmente, já outros podem ser mais persistentes. Uma recidiva é possível de ocorrer, sendo que não deve ser descartada. O intervalo entre as sessões deve ser de, no mínimo, 15 dias. Cada procedimento dura em média 30 minutos e é preciso reservar um tempo a ele.
Antes e depois
As microvarizes podem incomodar bastante. A secagem de vasos já vem sendo realizada há um tempo trazendo resultados positivos. De uma forma geral não restam muitos efeitos após cada sessão. É comum sentir um pouco de coceira no dia seguinte.
Pequenos hematomas podem persistir por 15 dias, mas não é nada alarmante. Depois das aplicações pode haver alergias, ulcerações e hiperpigmentações, porém, são efeitos que dificilmente acontecem. Para evitar transtornos e para um bom resultado, procure sempre indicações e clínicas de confiança.
Como é o pós-procedimento ?
O resultado demora um pouco para aparecer, inclusive, diversas sessões podem ser necessárias para tanto. Normalmente se percebe uma melhora na região após 2 ou 3 semanas de tratamento. É preciso paciência e perseverança.
Ela pode ser realizada em ambiente de ambulatório ou em consultórios médicos. Desta forma, não é preciso o uso de anestesias. A recuperação é rápida e no mesmo dia a pessoa pode voltar aos hábitos de costume. A manutenção de um leve repouso nas primeiras horas pode ser solicitada.
Após cada sessão é comum restar coceira e uma pequena ardência. Estes efeitos tendem, no entanto, a passar bem rápido. A exposição direta ao sol precisa ser evitada até que os sinais sumam por completo. Fica obrigatório o uso de protetor solar todos os dias. Somente após 2 dois é que o paciente pode considerar voltar a realizar atividades esportivas, assim como depilação e massagens. É preciso consultar o profissional antes da tomada de qualquer decisão deste tipo.
Quando o procedimento é realizado em veias grandes é necessário fazer uso de meias ou de faixas elásticas na região por um tempo. Antes de deitar para dormir o paciente é orientado a retirar. Este procedimento tem se demonstrado bastante eficiente no combate a microvarizes. Muitas pessoas vem realizando e saindo satisfeitas dos consultórios. Para quem possui este tipo de problema é, portanto, uma boa alternativa. Além de ser algo que exige pouco tempo de preparo não requer cuidados pós-operatórios, por se tratar de uma técnica pouco invasiva.