Entenda: Gordura Localizada

Agora um pouquinho sobre as disfunções estéticas!!

 Vamos começar explicando um pouquinho sobre a mais temível de todas… a GORDURA LOCALIZADA, que atualmente é a principal queixa nos consultórios de Biomedicina Estética!

Que nada mais é do que o acúmulo excessivo de gordura, também chamado de lipodistrofiaou adiposidade localizada, a qual consiste em um distúrbio do metabolismo dos adipócitos (células armazenadoras de lipídios, encontradas no tecido adiposo).

 Cada célula é responsável por armazenar uma determinada quantidade de gordura, com capacidade de até 10 vezes o seu tamanho. Quando atinge seu limite de armazenamento, um novo adipócito é formado para que assim armazene mais gordura. E esta gordura está na forma de triglicerídeos (3 ácidos graxos ligados a 1 molécula de glicerol).

 Todo organismo necessita de gordura em níveis normais, porém cada pessoa tem esse acúmulo de maneira distinta. O grau de adiposidade depende de vários fatores como genética, sexo, hormônios e hábitos de vida (alimentação, atividades físicas, tabagismo, etc).

A distribuição de gordura localizada ocorre de maneira diferenciada emhomens e mulheres.

As mulheres tem biótipo corporal ginóide (o corpo se assemelha ao formato de pera), a gordura se distribui nas regiões do quadril, glúteos, costas, flancos e culotes. Já a testosterona (hormônio masculino) confere aos homens o biótipo andróide (que associa-se á figura da maçã), pois o acúmulo de células gordurosas esta localizado na região abdominal (possuindo grande risco de doenças cardiovasculares, dislipidemias, diabetes tipo 2, inflamações e trombose), este biótipo também é comum em mulheres acima dos 40 anos, principalmente após a menopausa, pois neste período há uma redução na produção do estrogênio, podendo fazer com que  o acúmulo de gordura, até então comum nos glúteos, coxas e quadril migre para a cintura!!

A luta contra a balança é constante, principalmente para as mulheres, pois os níveis de estrogênio (hormônio feminino) dificultam a perda de peso!!

A gordura localizada é um assunto sério que além de interferir na nossa saúde gera problemas psicológicos como ansiedade, distorção da imagem corporal e até mesmo depressão!!!

 Como forma de evitar, a saúde estética conta com vários protocolos para o tratamento de gordura localizada. Alguns destes tratamentos estão em alta como é o caso da Criolipólise, e outros como a Intradermoterapia, Carboxiterapia, Hidrolipoclasia, Eletrolipólise, Ultracavitação e outros que nunca saem de moda!

Mas além de tratamentos estéticos e cirúrgicos (lipoaspiração e abdominoplastia) não podemos esquecer que o melhor jeito de eliminar e evitar essa vilã do nosso corpitcho é abusando de uma alimentação saudável epraticando muito exercício físico, pois só os tratamentos estéticos não fazem milagre!!! E se não consumirmos os lipídeos liberados nos procedimentos estéticos (usando-os como fonte de energia), eles serão novamente armazenados!

Portanto… Xô gordura!!!

Fonte: www.bioestetas4ever.com (ajustado)